RESUMO HISTÓRICO

Tudo começou quando o pastor Bill e esposa retornaram do Brasil, depois de terem vivido e trabalhado como missionários durante 33 anos no Brasil. Para manter a brasilidade, ele passou a visitar a Walnut Baptist Church, em Newark. Numa dessas visitas, aproximou-se de uma irmão e disse que gostaria muito de trabalhar com brasileiros… Para transformar em curta uma longa historia, em pouco tempo foi formado um grupo que começou com 12 pessoas, com o propósito de iniciar uma igreja na região. Era outono de 1990, o inverno às portas e não tínhamos local definido de reunião. Os encontros eram realizados nas casas que se dispunham a receber o grupo. Nesse mesmo ano, comemoramos o nosso primeiro natal juntos.

A caminha foi longa, penosa e gloriosa até chegarmos ao local onde estamos hoje. A primeira igreja que nos abriu as portas foi a que é hoje nossa vizinha. Em janeiro de 1991 foram realizados os primeiros batismos. Um fato curioso, narra Leidinha – uma de nossas fundadoras – foi que “eles esqueçaram de aquecer a água, em pleno mês de Janeiro, e a pequena Karine estava com febre alta… Então, vocês já imaginam o que aconteceu! Depois da imersão, a febre foi embora.“

Pouco tempo depois nos mudamos para as instalações de uma igreja hispana, localizada na Maple Street. A partir dai passamos por uma igreja luterana e uma presbiteriana. Finalmente, chegamos ao local que compramos e onde até hoje estamos. Nos sentimos como Israel chegando à terra prometida, tomando posse de uma grande benção recebida das mãos de Deus. Somos uma das poucas igrejas batistas brasileiras nos EUA que tem edifício próprio.

Algum tempo depois o pastor Bill comunica a sua aposentadoria e que deveríamos buscar um novo pastor. Estávamos diante de mais um desafio. Depois de uma busca criteriosa, convidamos o pastor Jorge Prado, cujo longo e fértil pastorado consolidou a caminhada da igreja até sua saída. Vieram depois, na sequência, o pastor Alcione, Pr. David, Pr. Levy, Pr. Max, Pr. Aloisio e, atualmente, o pr. Josias. Ao pongo dessa tragetória sofremos alguns revezes, experimentamos conquistas, sofremos dores, cultivamos amores e nos mantivemos rirmes no propósito original que fez nascer a igreja: o de ser uma agência da graça de Deus para a comunidade de língua portuguesa de Kearny e vizinhança.

A Deus toda glória!